Luís Fernando Fischer Dutra, violinista e radialista, me realizou, pela segunda vez, o delicioso convite de falarmos sobre a beleza da diversidade da vida, da arte, das histórias que nos contam - e que contamos de nós! -, em seu programa "Almanaque", agora exibido pela Rádio Portal Nova 15.
Dessa segunda vez, a conversa ficou mais acessível e por isso anexo ela aqui aos interessados.
Passeamos pelo universo - complexo - da Psicanálise. E do divã com os adultos, crianças e adolescentes no intenso e trabalhoso contexto pandêmico, viajamos pelo mundo das histórias e conversamos sobre a importância da arte em suas várias formas - destacando as nossas preferidas: A música e a literatura!
Poder falar do mundo que vivemos com as relações sociais que se conectam em rede, a rapidez do mundo globalizado, e os impactos diretos dessa estrutura à construção da saúde mental e coletiva desse tempo histórico, é um dos meus assuntos preferidos.
Como sempre gosto de mencionar, a Psicanálise é, soberanamente, uma escutadora assídua de histórias! Sejam elas sobre a conjuntura social, sejam elas subjetividade por subjetividade no divã, no consultório. Mas não só isso! Em sua prática, ela também considera e propõe uma leitura de mundo: a respeito das interações sociais, das diversas formas de adoecimento atuais, do poder da arte para a construção da subjetividade da população, e tantos outros temas. E foi um prazer falar mais sobre isso para além do consultório.
Ser entrevistada pelo Luis Fernando é sempre viajar pelo simples e pelo complexo ao mesmo tempo. Da música às entrevistas, ele tem a habilidade de carregar arte por onde passa.
Até a próxima!
コメント