A psicanálise é um método de tratamento desenvolvido por Sigmund Freud (1856 – 1939) que tem por objetivo libertar e aliviar o paciente de seus sintomas e sofrimento psíquico. Teve uma inauguração importante com a publicação da obra que marcou a virada do século, em 1900, chamada “A Interpretação dos Sonhos”.
Nela, Freud parte da ideia de que os sonhos comunicam mais do que se podia imaginar e com isso, demarca o ponto central que diferenciava a teoria psicanalítica, da psicologia que se fazia na época.
Defende assim que grande parte do funcionamento mental era inconsciente ao homem, e que, ironicamente, apesar disso, essa mesma dimensão inconsciente era a que determinava grande parte das escolhas, comportamentos, sentimentos, sintomas e sofrimento psíquico dos sujeitos.
Suas investigações o levaram a apurar que partindo dessa instância inconsciente, haviam alguns sinais que mandavam recado à vida de vigília, como os sonhos. Além disso, outros sinais que percebeu foram os famosos “atos falhos” que já caíram no jargão popular mesmo de maneira um pouco desencontrada do sentido original, e os chistes, ou seja, as piadas.
Em sua empreitada, Freud vai adiante e diz que os sintomas, assim como os sonhos, chistes e atos falhos são recados do inconsciente sobre o funcionamento mental, psíquico, emocional do sujeito. Eles comunicam, nesse caso, que algo não vai bem, pensando de forma mais popular, que há um desequilíbrio, e é isso que vem a gerar o sofrimento e o mal-estar.
Vale lembrar também que foi a partir de sua pesquisa a respeito do que estava por trás da formação dos sintomas que o Dr. Sigmund, que até então ocupava a cadeira da medicina mais tradicional da época, dá um salto em termos também metodológicos, além de teóricos, e se questiona: “Se constato a presença de uma instância que não é tão tangível e palpável na vida consciente, se percebo que ela gera sintomas nos pacientes que atendo, como posso acessá-la para conseguir curá-los?”
E foi assim que então ele criou o método que ficou conhecido como talking cure, ou, a cura pela fala. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse tema, o próximo texto vai falar um pouco sobre isso baseado na frequente pergunta que nos fazem a respeito de como funcionam as sessões de análise!
Para finalizar, avanço numa questão intrigante!!! Aprofundando seus estudos, Freud percebeu que havia um conflito de base que gerava todos os sintomas dos pacientes, que se referia a como esses sujeitos se posicionavam entre corresponderem às expectativas sociais por um lado, e por outro, seguirem seus próprios desejos, que muitas vezes iam na contramão da moral e dos bons costumes vigentes. Academicamente, falamos que a psicanálise trata de um dilema ético, pois faz alusão a esse conflito de base.
É bem verdade que todos nós almejamos diversas coisas que podem entrar em conflito com os valores sociais, é por isso inclusive, que em razão justamente dessas inquietudes e questionamentos, presenciamos constantes transformações e revoluções ao longo da história, mais enquanto isso, na dimensão pessoal, falar em fazer valer nossos profundos desejos custam um preço que muito frequentemente é alto e nos gera bastante sofrimento.
Entre em contato nos campos abaixo, deixe seus apontamentos e comentários, vamos debater! Compartilhe conosco suas reflexões!
Até a próxima!
Comments